A moda nos anos 90
A década de 90 ficou caracterizada pela diversidade de estilos.
A moda lançou tendências para atender os diversos tipos de consumidores e para todas as ocasiões.
Havia grande liberdade na forma com que as pessoas se vestiam, e os preconceitos foram deixados de lado.
As pessoas começaram a definir seus estilos na medida em que se identificavam com as tendências de moda.
A roupa era uma maneira das pessoas expressarem o seu estado de espírito e sentido de vida, se a pessoa estava alegre usava cores vivas e vibrantes,mas se ele estivesse triste, escolheria roupas mais singelas para compor a sua produção.
Nessa década, foram lançadas as calças jeans coloridas e as famosas blusas segunda pele, que consequentemente colocaram a lingerie à mostra. Com isso, a moda íntima ganhou destaque nos anos 90 e peças de lingeries foram criadas para serem usadas à mostra em diferentes matérias e cores.
calças jeans coloridas blusas segunda pele
As peças mais usadas pelos homens eram camisas em materiais como linho, com modelagens mais amplas para dentro da calça, a calça Bag também era mais ampla e de cintura alta.
A moda praia também sofreu modificações, na década de 90 as primeiras saídas de praia, cangas, chinelos, óculos de sol começaram a surgir nas praias brasileiras. Os tecidos também passaram a ganhar mais resistências, devido o maior investimento nesse segmento de moda.
Na parte inferior, os shortinhos eram bastante predominantes entre as mulheres.
uma das principais características da década foi o Minimalismo.
A modernidade começou como processo de eliminação: costuras mínimas, peso mínimo, detalhes mínimos.
Esse movimento teve forte influência do Japonismo, onde a estética de criadores japoneses passou a influenciar a moda ocidental com modelagens mais amplas, curvas mais discretas e uma visão simplista da vida, contrapondo todo o exagero dos anos 80.
Estão entre as peças chaves : calça bag, vestido camponesa, camisa xadrez, tops que deixavam barriguinha à mostra, camisetas básicas, macacão estilo jardineira, blusa ou agasalho amarrado na cintura, tênis, inclusive com plataforma.
calça bag vestido camponesa camisa xadrez
tops macacão e blusa amarrada na cintura
tênis com plataforma
Nesta década Também se fortalecem o surfwear, o skatewear, e o Hippie Chic.
O "descontrutivismo " também estava em alta, e tinha como objetivo a desconstrução para em seguida construir novamente. As costuras de overlock ficavam aparentes e as bainhas desfiadas.
O grande nome dessa tendência foi Martin Margiela.
O conceito de tribos permaneceu, e diversos novos grupos de estilo surgiram, como por exemplo, os grunges.
O estilo grunge pregava a anti-moda, se vestiam de um jeito despojado, com modelagens mais largas e peças sobrepostas.
O termo "grunge", que significa "sujeira" ou "imundície" em inglês, descreve tanto o estilo visual (estilo despojado, roupas velhas e folgadas, cabelo desgrenhado) de bandas e fãs, quanto o som saturado e distorcido das guitarras que dão o tom das músicas.
O estilo grunge foi o grande influente na moda e no comportamento dos jovens, principalmente pelo seu estilo.
Uma característica, é a conhecida camisa xadrez amarrada na cintura.
O estilo grunge foi inspirado pelas bandas de Seattle (cidade dos EUA), Nirvana e Pearl Jam. O estilo é seguido até hoje por muitos jovens.
Nirvana Pearl Jam
estilo grunge
No mundo da música as meninas do Spice Girls também marcaram a década, com muito animal print, estampa de bandeiras, saltos plataforma, vestido tubinho, hot pants, glitter e sportwear.
Spice Girls
O filme “Clueless” (As Patricinhas de Beverly Hills ), Protagonizado pela atriz Alicia Silvestone e lançado em 1995, trouxe consigo um figurino inesquecível.
As personagens da série de televisão ''Beverly Hills 90210'', ou ''Barrados no Baile''como era conhecido aqui no Brasil, eram inspiração de muitas jovens americanas, que literalmente copiavam os looks.
Havia outras referências, como a Clarissa da série ''Clarissa Explains It All ou "Clarissa Sabe Tudo ", em Português e a Blossom, da serie ''Blossom.''
Blossom Clarissa Explains It All
Will Smith, da série the Fresh Prince of Bel-air (no Brasil, Um Maluco no Pedaço ) também era grande influência da década com seus casacos super coloridos, os macacões jeans, as calças amplas e mega estampadas, os tênis Jordan, as camisetas oversized e o boné virado para trás marcam a época.
Com o sucesso da serie Friends o corte de cabelo ''The Rachel Cut'' da Rachel Karen Green ( personagem fictício interpretada pela atriz americana Jennifer Aniston, ) virou referência de beleza e estilo, principalmente em 1994.
''The Rachel Cut'' foi o corte mais pedido e mais copiado durante toda a década.
Rachel Karen Green serie Friends
Jennifer Aniston )
Além disso a preocupação ecológica apareceu nos anos 90. As pessoas passam a não se preocuparem apenas com a beleza e o preço das peles, mas também com a maneira com que foram produzidas.
Novas fibras ecológicas e meios de beneficiamento menos agressivos surgiram.
PETA manifestors, 1993. Foto: Bob Strong / Getty Images
e ai? gostou dos anos 90?
quer mais? leia o post ''a moda nos anos 2000 ''
#anos90 #calçasjeanscoloridasanos90 #blusassegundapeleanos90 #calçaBag #calçaBagmasculinaanos90 #modapraiasanos90 #calçabagvestidocamponesacamisaxadreztops #tenisallstarplataforma #surfwearoskateweareoHippieChic #MartinMargiela #NirvanaePearlJam #animalprintestampadebandeirassaltosplatafo #SpiceGirls #CluelessAsPatricinhasdeBeverlyHills #BeverlyHills90210ouBarradosnoBaile #ClarissaExplainsItAll #Blossom #WillSmith #ummaluconopedaço #Friends #TheRachelCutdaRachelKarenGreen #JenniferAniston #ativistadeanimais #PETA