top of page

A moda nos anos 60

  • Foto do escritor: Admin
    Admin
  • 8 de mar. de 2018
  • 2 min de leitura

A nova década que começava já prometia grandes mudanças no comportamento, iniciada com o sucesso do rock and roll e o rebolado frenético de Elvis Presley, seu maior símbolo.

Elvis Presley GIF+moda anos60+amor e moda

Elvis Presley


A imagem do jovem de blusão de couro, topete e jeans, em motos ou lambretas, já era vista como uma rebeldia ingênua ,sintonizada com ídolos do cinema como James Dean e Marlon Brando.

James Dean+anos 60+amor e moda

James Dean



Marlon Brando+anos 60+amor e moda

Marlon Brando



As moças bem comportadas já começavam a abandonar as saias rodadas de Dior e usavam calças cigarette, num prenúncio de liberdade.

calças cigarette+anos60+amor e moda

calças cigarette

Chegou ao fim a moda única, a forma de se vestir era cada vez mais ligada ao comportamento.

A década de 60 também foi a da moda unissex.

Em 1966,yves saint laurent lançou o Le Smoking, uma roupa para as mulheres inspirada no traje tradicional masculino. Laurent criou também os famosos vestidos tubinho que até hoje fazem sucesso com o público feminino.

Le Smoking+yves saint laurent +anos 60+amor e moda

Le Smoking vestidos tubinho

Na Inglaterra, quem chamou a atenção na moda e fez muito sucesso foi Mary Quant. Porém há uma grande discórdia a respeito de quem seria a autoria da minissaia, de Mary Quant ou de Courrèges. Segundo a própria Mary Quant: “A ideia da minissaia não é minha, nem de Courrèges. Foi a rua que a inventou”.

Independente de quem criou a peça, Mary Quant criou diversos modelos de minissaia. As minissaias tinham em média 30 cm de comprimento, e eram usadas com camisetas justas e botas altas.

Com o uso da minissaia, o uso de calcinha e da meia-calça cresceram pois davam maior conforto e segurança para a mulher, principalmente para dançar.

Mary Quant+Courrèges+anos 60+amor e moda

Mary Quant Courrèges

minissaia+anos60+amor e moda

Em 1965, na França, André Courrèges operou uma verdadeira revolução na moda, com sua coleção de roupas de linhas retas, minissaias, botas brancas e sua visão de futuro, em suas "moon girls", de roupas espaciais, metálicas e fluorescentes.

moon girls+André Courrèges +anos60+amor e moda

moon girls

Outro estilista que se destacou foi Emílio Pucci, da Itália. Sua grande contribuição para a moda foram as estampas geométricas multicoloridas.

Emílio Pucci+anos 60+amor e moda+Marisa Berenson+Emilio Pucci

Marisa Berenson modelando uma roupa Pucci, Vogue UK, março de 1965. Fotógrafo: David Bailey. /Emilio Pucci, Suit and Scarf, fotografado por Gian Paolo Barbieri, ca. 1967

Para os homens, outra grande influência do figurino foram os rapazes dos Beatles.

The Beatles GIF+anos 60+amor e moda

The Beatles

Peças que viraram clássicas no guarda-roupa masculino como os paletós sem colarinho, as calças com modelagens mais ajustadas, cintura baixa, tecidos nobres e em cores ousadas como vermelho e rosa, principalmente nas camisas.

homens anos60+amor e moda

Sem falar das japonas de pescador, silhueta ajustada corpo e a gola rolê. Os cabelos masculinos também cresceram,estilo “tigela”. Os calçados eram totalmente inovadores confeccionados em matérias como o vinil.

60's men's clothing+anos60+amor e moda

e ai? gostou do estilo anos 60?

Quer mais? leia o post ''A moda nos anos 70 ''

 
 
 

コメント


  • Facebook - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
amor e moda

AMOR E MODA- COPYRIGHT © 2015 TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

bottom of page