A moda nos anos 60
- Admin
- 8 de mar. de 2018
- 2 min de leitura
A nova década que começava já prometia grandes mudanças no comportamento, iniciada com o sucesso do rock and roll e o rebolado frenético de Elvis Presley, seu maior símbolo.

Elvis Presley
A imagem do jovem de blusão de couro, topete e jeans, em motos ou lambretas, já era vista como uma rebeldia ingênua ,sintonizada com ídolos do cinema como James Dean e Marlon Brando.

James Dean

Marlon Brando
As moças bem comportadas já começavam a abandonar as saias rodadas de Dior e usavam calças cigarette, num prenúncio de liberdade.

calças cigarette
Chegou ao fim a moda única, a forma de se vestir era cada vez mais ligada ao comportamento.
A década de 60 também foi a da moda unissex.
Em 1966,yves saint laurent lançou o Le Smoking, uma roupa para as mulheres inspirada no traje tradicional masculino. Laurent criou também os famosos vestidos tubinho que até hoje fazem sucesso com o público feminino.

Le Smoking vestidos tubinho
Na Inglaterra, quem chamou a atenção na moda e fez muito sucesso foi Mary Quant. Porém há uma grande discórdia a respeito de quem seria a autoria da minissaia, de Mary Quant ou de Courrèges. Segundo a própria Mary Quant: “A ideia da minissaia não é minha, nem de Courrèges. Foi a rua que a inventou”.
Independente de quem criou a peça, Mary Quant criou diversos modelos de minissaia. As minissaias tinham em média 30 cm de comprimento, e eram usadas com camisetas justas e botas altas.
Com o uso da minissaia, o uso de calcinha e da meia-calça cresceram pois davam maior conforto e segurança para a mulher, principalmente para dançar.

Mary Quant Courrèges

Em 1965, na França, André Courrèges operou uma verdadeira revolução na moda, com sua coleção de roupas de linhas retas, minissaias, botas brancas e sua visão de futuro, em suas "moon girls", de roupas espaciais, metálicas e fluorescentes.

moon girls
Outro estilista que se destacou foi Emílio Pucci, da Itália. Sua grande contribuição para a moda foram as estampas geométricas multicoloridas.

Marisa Berenson modelando uma roupa Pucci, Vogue UK, março de 1965. Fotógrafo: David Bailey. /Emilio Pucci, Suit and Scarf, fotografado por Gian Paolo Barbieri, ca. 1967
Para os homens, outra grande influência do figurino foram os rapazes dos Beatles.

The Beatles
Peças que viraram clássicas no guarda-roupa masculino como os paletós sem colarinho, as calças com modelagens mais ajustadas, cintura baixa, tecidos nobres e em cores ousadas como vermelho e rosa, principalmente nas camisas.

Sem falar das japonas de pescador, silhueta ajustada corpo e a gola rolê. Os cabelos masculinos também cresceram,estilo “tigela”. Os calçados eram totalmente inovadores confeccionados em matérias como o vinil.

e ai? gostou do estilo anos 60?
Quer mais? leia o post ''A moda nos anos 70 ''
コメント