O que é e como surgiu o desfile de moda
- Ingriti Sena
- 3 de mar. de 2018
- 3 min de leitura

Em meados do Século XIX, o desfile de moda foi surgiu do interesse de Charles Worth (considerado o inventor da Alta Costura) em apresentar suas coleções para suas clientes, em vez de trabalhar para atender ao que elas pediam, sendo assim primeiro costureiro a produzir coleções sazonais.Ele utilizava tecidos específicos e cartelas de cores diferentes para cada estação.
Charles foi o primeiro a apresentar as peças usando as modelos de carne e osso e não pelo manequim, como de costume.
O principal intuito era agradar as clientes, elas podiam tocar nas peças apresentadas, e as modelos possuíam pedestais para que as consumidoras pudessem conferir todos os detalhes das peças
Os primeiros desfiles de moda no brasil:
A Casa Canadá foi aberta em 1929, no Rio de Janeiro, pelo empresário Jacob Peliks, como uma loja de peles situada à Rua Gonçalves Dias, onde viveu o auge dos casacos, chapéus e estolas de peles. Em 1934, quando Peliks transferiu a loja para o Centro do Rio de Janeiro, à Rua Sete de Setembro, convidou as irmãs Mena Fiala e Cândida Gluzman para comandarem a nova sede, com a seção de roupas por atacado.
Cândida ia cinco vezes por ano a Paris e trazia modelos de estilistas como Balenciaga, Dior e Jacques Faith.
Devido à dificuldade nas importações, a crescente procura por produtos e a ideia de confeccionar roupas de luxo, foi inaugurado em 1944, á linha Canadá de Luxe,a coleção de Luxe era toda concebida por Cândida em tecidos e moldes importados para atender aos desejos de alta costura da elite econômica brasileira. Em 17 de Julho do mesmo ano do lançamento da linha Canadá de Luxe, aconteceu na Maison o primeiro desfile de moda no Brasil com manequins, o fato foi pioneiro no país, pois era a primeira vez em que se desfilava ao público consumidor e para a imprensa com a estrutura que o envolveu e com as estratégias de divulgação igualmente parecidas com a de Paris.

desfile Casa Canadá

Desfile de moda conceitual e desfile de moda comercial:
Desfile de moda conceitual tem como objetivo apresentar seu conceito, os pensamentos característicos do estilista/marca. É o evento no qual o estilista tem a liberdade de expressar a suas ideias criativas que são apresentada ao público cercada de grandes produções: cenários vultosos, iluminações estratégicas, sonoplastia de efeito, maquiagens e cabelos que reforçam o conceito.
Nem sempre entendemos a primeiro momento pois o objetivo e nos fazer refletir,pensar e interpretar.
Como a ideia central não é vender produtos, mas vender um conceito, geralmente os estilistas que fazem moda conceitual são autorais, não seguindo aquelas 4 grandes tendências de cada estação. Geralmente a fama das modelos são irrelevantes na história as serem contadas,que na maioria das vezes são tão descaracterizadas que ficam irreconhecíveis.
As peças são modelos exclusivos, e sem intensão de venda. Porém peças podem ser feitas sob medida para clientes, após o fim do desfile.

O desfile de moda comercial são roupas para comercialização, para uso, inspiradas nos desfiles conceituais. O desfile de moda comercial também informa as tendências.

Você aprende a identificar essas tendências aqui
Os principais eventos/desfiles de moda são:
Fashion Rio
Milão Fashion Week
New York Fashion Week
Paris Fashion Week
Portugal Fashion
São Paulo Fashion Week
Semana de Moda
Semana de Moda de Londres
você já foi em algum desfile de moda? me conta?
quer mais? leia o post ''A moda nos anos 50''
Comentários